Inscrições para a 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura
Foi divulgado o edital de chamamento público para a 6ª Teia Nacional Pontos de Cultura pela Justiça Climática, que acontecerá entre os dias 24 e 29 de março, na cidade de Aracruz, no Espírito Santo. O evento tem como meta reunir criadores e fazedores de cultura de todas as regiões do Brasil, com o intuito de celebrar a diversidade cultural do país e discutir a relevância da cultura para a justiça social, o desenvolvimento sustentável e o conceito do Bem Viver.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 30 de janeiro através da plataforma Mapa da Cultura. O edital é promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), em colaboração com a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto).
A secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg, destacou a importância do evento: “A Teia é um espaço essencial para reflexão e diálogo sobre desafios e conquistas da Política Nacional de Cultura Viva. É uma oportunidade para celebrarmos nossa diversidade cultural e pactuarmos ações para garantir direitos culturais dentro do Sistema Nacional de Cultura que estamos construindo. O edital da 6ª Teia Nacional reflete a riqueza e pluralidade das expressões culturais, e convida artistas, gestores e comunicadores a compartilharem suas experiências e conhecimentos, fortalecendo a cultura como base para um futuro justo e sustentável.”
Detalhes sobre Vagas e Categorias
Serão selecionadas um total de 197 propostas, que receberão apoio financeiro e infraestrutura necessária para suas apresentações, incluindo transporte, despachos de bagagem, hospedagem, alimentação e translado em Aracruz, de acordo com suas categorias e a capacidade do evento. Proponentes que não forem selecionados também terão a chance de participar de forma colaborativa, sem apoio financeiro. O edital aceita inscrições de pessoas físicas, grupos ou coletivos artísticos (sem CNPJ) e entidades sem fins lucrativos (com CNPJ), sejam ou não vinculados a pontos e pontões de cultura já certificados.
As oportunidades são divididas em oito categorias: artes cênicas, música e manifestações das culturas tradicionais e populares; artes visuais; audiovisual; Feira de Economia Criativa e Solidária; vivências de mestras e mestres; reflexões, formações e debates; experiências do Bem Viver e comunicação colaborativa. Para garantir a inclusão, o edital estabelece critérios de regionalização e reservas de vagas, sendo 25% destinadas a pessoas negras, 10% a pessoas indígenas e 5% a pessoas com deficiência.
Esclarecimentos e Apoio aos Proponentes
Para facilitar a participação dos interessados, uma live de apresentação do edital será realizada na terça-feira, 20 de janeiro, às 17h, no canal oficial do MinC no YouTube. Para outras dúvidas, os proponentes podem entrar em contato através do e-mail teianacional.2026@ifes.edu.br.
Como Realizar a Inscrição
As inscrições devem ser feitas diretamente pelo link da plataforma Mapa da Cultura, onde estão disponíveis todas as informações necessárias sobre o edital e os requisitos para participação. Não perca a oportunidade de fazer parte desse importante encontro cultural e contribuir para a valorização da diversidade no Brasil.

