Uma Nova Edição para Celebrar a Cultura Sertaneja
No dia 11 de dezembro de 2025, às 19h30, o Governo do Ceará, através da Secretaria da Cultura e da Casa de Saberes Cego Aderaldo, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), campus de Quixadá, realizará o lançamento da segunda edição do Jornal Beija-flor. Este evento integra as festividades pelos oito anos do equipamento cultural, que se destaca como um espaço de promoção e valorização das tradições locais.
O Jornal Beija-flor, um veículo de comunicação institucional e comunitária, foi concebido com a missão de registrar e difundir as ações culturais, educativas e formativas da Casa de Saberes, além de resgatar os saberes e fazeres da rica cultura popular do Sertão Central. Nesta nova edição, o jornal se solidifica como um importante canal de comunicação, fomentando o diálogo com a comunidade e reforçando o compromisso com a preservação dos patrimônios culturais da região.
“A parceria do curso de Design Digital da UFC com a Casa de Saberes Cego Aderaldo representa um encontro de interesses e objetivos comuns. Esta edição do Jornal Beija-flor é uma celebração dessa sinergia, que busca criar oportunidades para nossos alunos e oferecer produtos culturais à cidade de Quixadá. Esperamos que o projeto tenha uma vida longa e muitas futuras iniciativas,” afirmou Paulo Victor, Coordenador do curso de Design Digital.
Fortalecimento das Parcerias Culturais
O lançamento do Jornal Beija-flor é um reflexo do trabalho colaborativo entre a Casa de Saberes Cego Aderaldo e a UFC – Campus Quixadá, reforçando sua posição como uma referência na promoção e difusão da cultura popular. Essa atuação conjunta é vital para a formação de ações contínuas que visam o fortalecimento do acesso à cultura, criando conexões entre as tradições dos saberes populares e as práticas contemporâneas de educação e produção cultural no Sertão Central.
“Com esta segunda edição do Jornal Beija-flor, reafirmamos nosso compromisso institucional em fortalecer parcerias na educação e cultura, unindo esforços entre ensino e pesquisa. Esta iniciativa, contemplada no programa de Bolsa de Iniciação Acadêmica, promove a produção de conhecimento e assegura que os frutos desse trabalho cheguem de forma qualificada à comunidade,” explicou Michelle Maciel, gestora da Casa de Saberes Cego Aderaldo.
Uma Celebração Aberta à Comunidade
O projeto é resultado do esforço conjunto do Governo do Ceará por meio da Secretaria da Cultura e da Casa de Saberes Cego Aderaldo (CSCA), integrada à Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará, com o apoio do Instituto Dragão do Mar e da Universidade Federal do Ceará. A atividade destinada ao público convida a comunidade, parceiros institucionais e agentes culturais a participarem deste momento significativo, que marca a trajetória de oito anos da Casa de Saberes Cego Aderaldo, pautada por seu compromisso com a cultura, a memória e os saberes do Sertão Central.

