Oportunidade Valorosa para Formação em Inclusão na Educação
A Universidade Federal de Goiás (UFG), através da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), anunciou a abertura do edital para a primeira edição do Programa de Residência Profissional em Educação Especial Inclusiva. Este programa, que se configura como uma pós-graduação lato sensu (especialização), será oferecido na modalidade presencial. Os interessados poderão se inscrever utilizando um formulário eletrônico disponível entre os dias 2 e 16 de janeiro de 2026. O período de matrícula está agendado para 16 e 17 de fevereiro de 2026, com as aulas começando logo em seguida, no dia 17 de fevereiro de 2026.
O curso será realizado pelo Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae UFG), com carga horária total de 3.840 horas, distribuídas em 560 horas de atividades teóricas e 3.280 horas voltadas para a prática. Os residentes também terão direito a 30 dias de férias a cada ano durante a especialização, que será desenvolvida ao longo de 24 meses, com a exigência de uma carga semanal de 40 horas.
Heliny Carneiro, pró-reitora de Graduação adjunta da UFG, destacou que tanto a inscrição quanto o curso não terão custo para os participantes. “Os candidatos aprovados e que efetivarem a matrícula na especialização recebem uma bolsa de educação pelo trabalho no valor de R$ 3.200,00 mensais ao longo dos dois anos de formação”, explica.
Vagas e Público-Alvo
Serão disponibilizadas 10 vagas para os interessados, sendo 5 delas destinadas a pedagogos e as outras 5 para profissionais de demais licenciaturas. A especialização tem como público-alvo recém-formados em Pedagogia e nas demais licenciaturas, considerando um prazo de até três anos a partir da emissão do diploma. O objetivo é capacitar esses profissionais para atuarem na educação especial sob uma perspectiva inclusiva na educação básica, alinhando-se às leis e diretrizes nacionais, e desenvolvendo competências para a elaboração, execução e avaliação de práticas pedagógicas que sejam críticas, reflexivas e contextualizadas.
Política de Ação Afirmativa
No intuito de promover a diversidade e a inclusão, a UFG implementa uma reserva de vagas. De acordo com a política de ação afirmativa estabelecida na pós-graduação da universidade, duas vagas do total disponível (uma para pedagogos e uma para demais licenciaturas) serão reservadas sem custo adicional para candidatos que se enquadrem nos grupos minorizados. Isso inclui estudantes negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas, pessoas de comunidades tradicionais, em situação de migração forçada, ciganas, mulheres mães e tutores(as), pessoas trans (travestis e transexuais) e pessoas com deficiência.
Os candidatos que pertencem a esses grupos poderão concorrer simultaneamente às vagas reservadas e às disponíveis para ampla concorrência, sendo a classificação realizada de acordo com o desempenho no processo seletivo.

