Festival Com Ousadia e Diversidade
O Arde Rock Fest, um dos mais importantes festivais de rock autoral do Brasil, já tem suas dez bandas finalistas definidas. O evento, que acontece no dia 24 de janeiro, um sábado, a partir das 18h, no Cadoz Boulevard Gastronômico em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, promete uma noite de celebração gratuita ao melhor do rock autoral.
Idealizado pela renomada banda Arde Rock, o festival surge com o intuito de fortalecer a cena autoral e proporcionar um espaço maior para que artistas independentes mostrem seu trabalho. Com 17 anos de trajetória, três álbuns lançados e ouvintes em mais de 50 países, a Arde Rock é bem ciente dos desafios enfrentados por músicos que atuam de forma independente no Brasil, principalmente em relação à visibilidade e distribuição de suas obras. A criação deste festival é, portanto, uma resposta direta a essas questões, promovendo apoio e colaboração na cena do rock.
Após um criterioso processo de seleção que considerou identidade artística, originalidade e qualidade musical, as bandas finalistas foram selecionadas. As escolhidas são: Aurora Dark de Santa Maria, Froz Trio de Arroio Grande, Jack Lanner de Cruz Alta, Kruerz de Erechim, Locomotiva do Rock de Santa Maria, Ouse de Caxias do Sul, Psycho Rockers de Montenegro, Ruptura Urbana de Rio Grande, Soldas em Geral de São Borja e Zelbra de Bento Gonçalves.
O julgamento das bandas foi realizado por um corpo de jurados composto por músicos e profissionais reconhecidos na cena do rock brasileiro. Entre os jurados estão Adriano Peliçario, conhecido como Killermano, vocalista e guitarrista da banda Arde Rock e um veterano da música autoral do sul do país; Jacques Maciel, fundador e vocalista da emblemática banda Rosa Tattooada; e Sady Homrich, baterista do Nenhum de Nós, grupo que é parte da história do rock nacional. A diversidade de visões e experiências desses jurados assegura uma avaliação que é ao mesmo tempo técnica e sensível às identidades de cada banda.
As dez bandas finalistas competirãopor uma premiação total de R$ 40 mil, além de uma oportunidade única de aumentar sua visibilidade perante o público, a imprensa e os profissionais do setor cultural. Isso sem dúvida pode abrir novas portas na carreira desses artistas que, muitas vezes, lutam para serem reconhecidos em um mercado competitivo.
O evento contará, ainda, com uma programação diversificada. A Banda Marcial Manoel Ribas fará o show de abertura, seguido por uma apresentação especial da Arde Rock, que contará com participações de destaque, como Jacques Maciel e Sady Homrich. O festival será encerrado com o Sarau do Magodoy, prometendo uma verdadeira festa do rock. Para garantir a inclusão, o evento também terá intérpretes de Libras e uma ação de live painting com os irmãos Broda Marques, reafirmando seu compromisso com a diversidade e a acessibilidade.

