Entidade de Saúde Mental se destaca em evento histórico
A Associação Pés na Terra, Mãos do Mundo, composta por usuários, trabalhadores e familiares vinculados aos serviços de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Erechim, protagonizou um momento importante para a Economia Popular e Solidária no Rio Grande do Sul. A associação foi um dos destaques durante a posse do Conselho Estadual de Economia Solidária, que aconteceu no 27º Seminário FEEPS – Economia Solidária na Estratégia Política do Brasil para 2026, realizado em Porto Alegre.
Heloísa Rodrigues Prichua, vice-presidente da associação, enfatizou, em sua fala, a relevância da participação municipal na formulação de políticas públicas que visem fortalecer a autonomia econômica e promover a inclusão social. Ela ressaltou ainda a importância do desenvolvimento sustentável, especialmente quando impulsionado por coletivos que fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
O secretário de Saúde, Vianei Mueller, complementou essa perspectiva ao afirmar que a integração da associação a esse espaço vai além de uma simples formalidade. “Esta é uma reafirmação de nosso compromisso com a transformação social. A presença da Associação Pés na Terra, Mãos do Mundo evidencia a força da Economia Solidária que se origina em nossos serviços de Saúde Mental, a partir da criatividade e da capacidade produtiva de nossos usuários, trabalhadores e familiares. Erechim está sintonizada com as pautas que moldam nosso futuro e deseja continuar contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e inovadora”, declarou.
Com esse espírito colaborativo, a atuação da Pés na Terra, Mãos do Mundo reforça a visão de Erechim em construir um futuro onde as iniciativas comunitárias de Saúde Mental ganham destaque, legitimidade e oportunidades de crescimento. Esse cenário é fundamental para promover inclusão, geração de renda e cidadania entre os cidadãos.
A cidade de Erechim continua a fortalecer ações que cultivam e constroem um caminho mais solidário e sustentável para todos os seus cidadãos. Essa iniciativa é um passo significativo na direção da valorização do potencial humano, reconhecendo que cada indivíduo tem um papel importante na construção de um futuro melhor.

