Divisão de Opiniões sobre a Prisão de Bolsonaro
Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quinta-feira (1º) mostra que a maioria dos brasileiros, 51%, acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) merece estar preso. Esta percepção surge após sua condenação de 27 anos e três meses por tentativa de golpe de Estado.
Segundo o levantamento, apenas 42% dos entrevistados veem a prisão de Bolsonaro como uma forma de perseguição política, enquanto 7% não souberam ou não quiseram opinar sobre o tema.
Entre os que defendem a prisão do ex-presidente, um impressionante 91% se identificam como eleitores do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto 89% se consideram de esquerda, mas não votaram em Lula nas últimas eleições. Isso demonstra um apoio significativo a essa perspectiva entre os eleitores de oposição.
Por outro lado, na ala da direita, apenas 14% dos eleitores acreditam que Bolsonaro deveria ser preso, um número que cai para apenas 4% entre os que apoiaram sua candidatura. Por outro lado, 54% dos eleitores independentes compartilham da ideia de que ele merece estar encarcerado.
Em contraposição, entre aqueles que veem a prisão como uma perseguição política, apenas 11% são eleitores de esquerda. Na direita, essa percepção é bem mais prevalente, atingindo 82%, e alcançando até 94% entre os bolsonaristas. Entre os independentes, 36% consideram que Bolsonaro é alvo de uma perseguição.
O estudo foi conduzido com uma amostra de 2.004 pessoas entre os dias 11 e 14 de dezembro e apresenta uma margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, além de um nível de confiança de 95%. Esses dados revelam não apenas a polarização política do Brasil, mas também como a opinião pública está profundamente dividida acerca das ações judiciais envolvendo o ex-presidente.

