Um Cortejo Iluminado pela Paz
Nesta terça-feira, 6 de janeiro, Dia de Reis, o centro de Teresópolis foi tomado por cores e alegria durante o Cortejo Um Mundo de Paz. Com figurinos vibrantes, a festa contou com a participação de fadas, dançarinas e acrobatas, promovendo um encerramento especial das festividades natalinas. A realização foi da Secretaria Municipal de Cultura, que buscou levar a mensagem de paz a todos os cantos da cidade.
“É um prazer participar desse movimento pela paz interna, familiar e comunitária, com as equipes dos espaços da Secretaria de Cultura e convidados. A cultura deve estar presente nas ruas, onde o povo se encontra e o poder público deve atuar”, afirmou Wanderley Peres, secretário municipal de Cultura.
O cortejo encantou a multidão, que se juntou em meio a sorrisos e coreografias, embalados por músicas que exaltavam o tema da paz. Professores e alunos das oficinas da Casa de Cultura Adolpho Bloch, integrantes da Companhia de Cena Musical Serra Encena, do SD Allegro Studio de Dança, de Ynara Zahirah Danças Árabes e artistas convidados animaram o público. O desfile teve início na Praça Olímpica Luís de Camões, seguindo pela Rua Monte Líbano e a Avenida Delfim Moreira, até chegar ao Parque Regadas, sempre com o apoio da Guarda Civil Municipal, que ajudou a garantir a segurança e fluidez do trânsito.
O cortejo prosseguiu pela Calçada da Fama, culminando na ornamentada Praça Baltasar da Silveira, em frente à Matriz de Santa Teresa. Com direção artística de Márcio Vasconcellos, o evento contou ainda com a criação de adereços e acessórios por Anderson Glória, que ajudaram a compor o visual encantador do cortejo.
Segundo Sandra Saan, diretora da Casa de Cultura Adolpho Bloch, a escolha do Dia de Reis para a realização do evento não foi ao acaso. “Independentemente de qualquer religião, este é um dia dedicado a abençoar amigos, familiares e a si mesmo. Queremos oferecer ao público uma experiência artística maravilhosa”, explicou. Para Arnaldo Almeida, co-produtor do evento, a intenção é promover uma corrente positiva. “A ideia é nos unirmos em prol de boas energias para o início de 2026, almejando grandes realizações e um ano repleto de paz”, concluiu.

