Eduardo Suplicy e a Corrida Internacional de São Silvestre
O deputado estadual Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, anunciou por meio de suas redes sociais que irá participar da Corrida Internacional de São Silvestre, agendada para o dia 31 de dezembro, marcando a sua terceira participação na famosa prova de 15 quilômetros. A primeira vez que o petista cruzou a linha de chegada foi em 1988, e sua segunda participação ocorreu em 2001. Com 84 anos, ele se sente animado por fazer parte da 100ª edição da competição.
Em sua postagem, Suplicy expressou sua felicidade: “Pela terceira vez irei participar da @sao_silvestre, esse ano na sua 100ª edição. Estou muito feliz em terminar o ano com muita saúde. Que venha 2026. Já estou pronto!”.
Desafios de Saúde e Perseverança
Em agosto, durante um evento em Maricá, Suplicy enfrentou um episódio crítico de arritmia cardíaca, o que resultou em sua internação em um hospital em Niterói. Após exames, foi determinado que ele necessitava de um marca-passo para regularizar sua condição. Apesar desse obstáculo, ele continuou ativo e participou do Congresso Latino-Americano da Renda Básica, que ocorreu na região.
No mês seguinte, Suplicy revelou que foi diagnosticado com Parkinson, tendo iniciado um tratamento com Cannabis medicinal. O deputado tranquilizou seus apoiadores ao afirmar que a doença foi descobertas em estágio inicial, apresentando sintomas leves.
Compromisso com a Renda Básica e Trajetória Político-Acadêmica
Na ocasião da arritmia, o parlamentar estava engajado no 24º Congresso da Rede Mundial de Renda Básica (Basic Income Earth Network – BIEN), que abordou o tema “Renda Básica e Economia Solidária: Novos Horizontes para a Proteção Social”. A luta de Suplicy pela implementação da renda básica universal é amplamente reconhecida como essencial no combate à desigualdade social, e sua personalidade é frequentemente descrita como “autêntica”.
Eleito em 2022 com 807 mil votos, Suplicy é um dos representantes mais carismáticos do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Na mesma eleição, Gleisi Hoffmann foi a mais votada do partido para a Câmara dos Deputados, totalizando 261 mil votos.
Formação e Contribuições Acadêmicas
Natural de São Paulo, Eduardo Matarazzo Suplicy nasceu em 21 de junho de 1941 e é economista, professor universitário e administrador de empresas. Sua carreira política começou em 1990, quando foi eleito senador pelo Partido dos Trabalhadores, cargo que ocupou por 24 anos, sendo reeleito em 1998 e 2006. Suplicy se formou em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV) e obteve o diploma em Economia na Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, onde também completou seu Mestrado e Doutorado (PhD).
Em 2016, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Université Catholique de Louvain, na Bélgica. Ele também atuou como professor visitante na Universidade de Stanford entre as décadas de 1960 e 1970 e continuou a lecionar na FGV até sua aposentadoria em 2012, onde se tornou professor-titular.

