Um Encontro de Culturas e Sabores
No último domingo (11), o município de Manoel Vitorino encerrou a 16ª edição do Festival do Umbu, um evento que destaca as potencialidades produtivas da região e celebra a força da agricultura familiar. Tradicional no local, o Festival do Umbu é um importante espaço de valorização da fruta típica do Semiárido baiano, que garante a subsistência de várias famílias. O evento teve o apoio fundamental do Governo do Estado da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Rural (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), além do suporte do Governo Federal.
Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR, enfatizou que o Festival se consolidou como um grande encontro entre produtores e consumidores, principalmente aqueles que dependem do umbu como principal matéria-prima. “O Festival representa uma oportunidade para movimentar a economia de Manoel Vitorino e de suas redondezas, além de ser uma fonte significativa de geração de renda e valorização dos produtos locais da região do Médio Rio das Contas”, afirmou Ribeiro.
Feira da Agricultura Familiar e Programação Diversificada
Durante o Festival, a Feira da Agricultura Familiar foi um dos principais atrativos, apresentando produtos derivados do umbu e de outros sistemas produtivos locais. A programação também incluiu palestras, orientações técnicas, espaços para diálogo e intercâmbio de experiências, além de diversas apresentações culturais, que enriqueceram ainda mais o evento.
A Cooperativa de Produção e Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar do Sudoeste da Bahia (Cooproaf) esteve presente com uma variedade de produtos derivados do umbu, como geleias, doces cremosos, compotas, licores, sorvetes, bolos e trufas, mostrando a diversidade e a riqueza da produção local.
Marilda Ouro, cooperada da Cooproaf, ressaltou a importância do apoio da CAR. “A 16ª edição do Festival do Umbu foi grandiosa graças ao suporte da CAR, que sempre esteve ao nosso lado e nos ajudou a realizar a agricultura familiar. Sem esse apoio, não teríamos conseguido realizar este evento de tamanha magnitude aqui em Manoel Vitorino”, destacou,
Além de colaborar com a valorização da produção local, a CAR tem promovido a agregação de valor através da implantação de uma agroindústria na zona rural de Manoel Vitorino. O apoio logístico, que incluiu a entrega de dois caminhões e a criação de uma loja própria na sede do município, é uma das ações que visam fortalecer a comercialização dos produtos da agricultura familiar.
A Cooproaf, que também foi contemplada pelo edital Comida no Prato, executado pela CAR em parceria com o Programa Estadual Bahia sem Fome, exemplifica o potencial da agricultura familiar na região. O Festival do Umbu, portanto, não é apenas uma celebração de uma fruta, mas um reflexo do esforço coletivo em prol do desenvolvimento econômico e social da comunidade.

