Documentário Retrata a Cultura Local de Caruaru
Na última quinta-feira, 15, as gravações do documentário ‘A Feira da Fé’, dirigido pelo cineasta caruaruense Leandro Bacamarte, foram finalizadas na Feira de Ervas e Raízes Medicinais, situada no Parque 18 de Maio, em Caruaru, Pernambuco. A produção busca captar a essência desse espaço que mistura fé, medicina popular e saberes ancestrais, refletindo sobre o cotidiano dos feirantes e de seus clientes.
Este documentário, apesar de a feira já ter sido cenário para diversas produções audiovisuais, como o documentário ‘Figueira do Inferno’ (2004), que apresenta algumas barracas e feirantes logo nos primeiros momentos, e a ficção ‘O Balido Interno’ (2019), é um marco. É a primeira vez que a Feira de Ervas e Raízes Medicinais se torna o foco principal de um filme, abordando a rica história dos comerciantes e as práticas religiosas que ali são mantidas.
Com o apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura — Funcultura, através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco — Fundarpe, bem como da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco (Secult-PE) e do Governo do Estado de Pernambuco, ‘A Feira da Fé’ promete ser uma obra significativa. A produção também conta com o suporte das produtoras Lunardo Produções Artísticas e Arquivo 194.
A expectativa é que a exibição do documentário ocorra em festivais de cinema tanto nacionais quanto internacionais, com previsão para o segundo semestre de 2026. O filme não só homenageia as práticas culturais de Caruaru, mas também ilumina a importância de espaços como a Feira de Ervas e Raízes Medicinais na preservação das tradições locais.

