O que abre e o que fecha em Caruaru no fim de ano
O final do ano está chegando e com ele, as dúvidas sobre o funcionamento do comércio e serviços em Caruaru. O governo de Pernambuco anunciou ponto facultativo no dia 31 de dezembro, afetando repartições públicas estaduais e órgãos da administração direta e indireta. Entretanto, serviços essenciais, como os de saúde, continuarão funcionando normalmente.
De acordo com o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja), o comércio de rua vai operar normalmente até o último dia do ano. No entanto, no dia 1º de janeiro, todas as lojas estarão fechadas, permitindo que os trabalhadores possam celebrar a virada de ano com suas famílias.
A tradicional Feira da Moda de Caruaru, anteriormente conhecida como Feira da Sulanca, também terá mudanças em seu calendário. Durante a última semana do ano, a feira não funcionará, pois suas atividades foram antecipadas para os dias 23 e 24 de dezembro, visando atender à demanda do Natal.
O Caruaru Shopping, um dos principais centros comerciais da cidade, contará com horários especiais. No dia 31 de dezembro, as lojas e quiosques estarão abertos das 10h às 18h, com algumas exceções, como o cinema Centerplex, que não abrirá suas portas. A Loteria Super Sorte também estará fechada neste dia. Na véspera do Ano Novo, todas as operações no shopping irão funcionar das 10h às 19h. E, como amplamente esperado, no dia 1º de janeiro, o shopping estará fechado, retomando suas atividades no dia 2 de janeiro.
O Polo Caruaru, outro ponto de compras e lazer popular, terá um horário reduzido em 31 de dezembro, funcionando das 9h às 16h. Assim como os demais estabelecimentos, o Polo estará fechado no dia 1º de janeiro, voltando ao seu horário habitual na sexta-feira, dia 2, das 9h às 18h.
Os clientes que precisarem entrar em contato com os Correios podem utilizar a Central de Atendimento, pelo número 0800.725.7282, ou acessar o site. O atendimento será normalizado na segunda-feira, dia 5 de janeiro.
Os bancos também terão mudanças no atendimento. O último dia para atendimento ao público será na terça-feira, dia 30 de dezembro, seguindo o horário específico de cada instituição. As agências estarão fechadas nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, e as compensações bancárias não ocorrerão nesses dias. O atendimento será retomado normalmente na segunda-feira, dia 5.
O Sindicato dos Bancários alerta que contas de consumo, como água e energia, com vencimento para o último dia de 2025 e o primeiro de 2026, poderão ser pagas sem acréscimos no próximo dia útil, garantindo que os cidadãos não tenham problemas com os serviços essenciais.
Adicionalmente, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) está em recesso até o dia 6 de janeiro. Durante esse período, as unidades judiciárias de 1º e 2º graus funcionarão em regime de plantão, com atendimento remoto das 13h às 17h, priorizando demandas urgentes de natureza cível e criminal, como audiências de custódia, habeas corpus, mandados de segurança e medidas cautelares.

