Celebrando a Cultura Paraibana
O evento Natal na Usina, marcado para esta sexta-feira, 26, a partir das 20h, promete uma experiência única ao reunir diversas expressões da cultura paraibana na Usina Cultural Energisa, localizada em João Pessoa. A abertura será na Tenda da Música, onde o músico Escurinho, acompanhado da banda Labacé, se unem à Mestra Ana do Coco do Ipiranga. Este show busca criar uma ponte entre a música popular contemporânea e as ricas tradições do coco quilombola, uma manifestação cultural que é a cara do nosso estado. Para participar, o público deve trazer um quilo de alimento não perecível, que será doado, transformando o ingresso em um gesto solidário.
A programação do festival foi pensada para agradar a todos os gostos. A partir das 22h, a festa ganha corpo com palcos simultâneos. No Palco Paraíba Vinil, a DJ Jorja Moura apresentará sets que transitam por ritmos como disco, house e rock, além de referências da cena underground do Nordeste. Paralelamente, no Palco Bonde, os integrantes da Radiola Jamaicana, sob a batuta do Selecta Etnia, levarão ao público uma experiência baseada no sound system, incorporando influências afrofuturistas e diaspóricas. E não para por aí, a Sala Vladimir Carvalho será o espaço para o Trio Baraúna, que encerrará a noite com um repertório recheado de forró pé de serra.
Com a proposta de tornar o evento ainda mais inclusivo, em 2025, o Natal na Usina ampliará suas ações de acessibilidade. Haverá intérpretes de Libras em todas as apresentações, além de audiodescrição dos espaços, uma sala sensorial voltada para pessoas neurodivergentes e equipamentos que irão contribuir para a redução de ruídos. Essa iniciativa mostra um compromisso com a diversidade, promovendo um ambiente acolhedor para todos. Essa realização é fruto da Lei de Incentivo à Cultura, com a produção da Atua Comunicação Criativa, patrocínio do Grupo Energisa e apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

