Michele Andrade e o Trio Elétrico no Carnaval de Pernambuco
Após o sucesso das edições anteriores, o projeto Pernambuco Meu País fará sua estreia no Carnaval 2026. O bloco contará com um trio elétrico puxado pela talentosa cantora pernambucana Michele Andrade, nas Virgens do Bairro Novo, em Olinda, conhecido como um dos principais locais de celebração durante a folia de Momo. O desfile tradicional, que existe desde 1953, reúne homens vestidos em trajes femininos, proporcionando irreverência e bom humor ao evento. O carnaval começará neste domingo, dia 1° de fevereiro, com concentração marcada para às 10h e saída prevista para às 11h, na Praça 12 de Março. Essa iniciativa é uma realização do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE), em colaboração com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).
A presença de Michele Andrade à frente do trio elétrico promete agitar o desfile, trazendo uma mistura vibrante de ritmos, como piseiro, pagode, funk, frevo, passinho, swingueira e sertanejo, além de elementos de pop e eletrônico. Sua performance contará com um ballet que complementa as coreografias, garantindo que todos os foliões estejam contagiados pela animação.
Ações que fortalecem a cultura pernambucana
A secretária de Cultura do Estado de Pernambuco, Cacau de Paula, enfatizou a importância do projeto: “Realizamos com sucesso a edição de inverno do Pernambuco Meu País, que passou por dez cidades do interior do Estado. A edição de verão, que começou em Aldeia, Recife e São José da Coroa Grande, agora chega ao Litoral Norte, em Itamaracá. Com a inclusão do Pernambuco Meu País no bloco Virgens do Bairro Novo, estamos trazendo um trio elétrico exclusivo que promete levar alegria e irreverência ao público. Essa ação reflete a gestão da governadora Raquel Lyra, que busca alcançar todos os públicos e territórios de Pernambuco, além de movimentar a economia local e fortalecer a cultura como um vetor de desenvolvimento e oportunidades”.
Renato Feitosa, presidente do bloco Virgens do Bairro Novo, também se manifestou sobre a importância do evento: “A chegada do trio Pernambuco Meu País representa um marco para nosso desfile. Agradecemos ao Governo de Pernambuco por investir no Carnaval, valorizar os blocos tradicionais e reafirmar a cultura como uma política pública. Essa iniciativa engrandece a festa, movimenta a cidade e reafirma o compromisso do Estado com a cultura popular e com as pessoas que fazem o Carnaval acontecer”.
Virgens do Bairro Novo: Diversidade Musical e Competição
Este ano, o bloco Virgens do Bairro Novo contará com três orquestras de frevo animando o público, além de atrações distribuídas em 12 trios elétricos. Entre os artistas confirmados estão nomes como Allan DiBôa, Kelvis Duran, Everton Freitas, André Marreta, Flay, Michele Andrade, Banda É Farra, Asas da América, Som da Terra, Renato Pires e Referson Rouche. A diversidade musical promete garantir animação do começo ao fim do evento.
Até o momento, mais de 150 desfilantes já se inscreveram para a competição das Virgens, que contará com oito categorias, incluindo Luxo, Originalidade e a esperada categoria Mais Sapeca. Uma comissão julgadora será responsável por avaliar os desfilantes e definir os vencedores do 1º e 2º lugar em cada categoria. Os prêmios serão entregues em forma de troféus e cheques simbólicos, celebrando a criatividade e o talento dos participantes.

