Governadora Raquel Lyra prestigia São João de Surubim com foco em cultura e segurança
Na noite de quinta-feira (25), a governadora Raquel Lyra marcou presença no São João de Surubim, evento tradicional que atrai milhares de pessoas ao Agreste pernambucano. A festa, que segue até o dia 28 de junho, conta com o suporte do Governo de Pernambuco, por meio das secretarias estaduais de Cultura, Turismo e Lazer e Defesa Social, garantindo tanto a valorização das tradições quanto a segurança do público.
Acompanhada da vice-governadora Priscila Krause e do prefeito Cléber Chaparral, Raquel Lyra visitou o Polo Vaquejada, local central da programação, onde cumprimentou o público e acompanhou as apresentações musicais. A governadora também conferiu de perto a central de monitoramento da festa, que utiliza tecnologia e uma equipe integrada para assegurar a tranquilidade dos moradores e visitantes durante os festejos.
Investimentos e valorização cultural no Agreste
“Temos trabalhado muito pelo Agreste, com investimentos em estradas e obras que fortalecem a infraestrutura da região. Ao mesmo tempo em que investimos em desenvolvimento, valorizamos a cultura e as tradições do nosso povo. O São João movimenta hotéis, bares, restaurantes, comércio e gera emprego e renda, fortalecendo toda a economia da cidade”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Leia também: Governadora Raquel Lyra inaugura São João de Caruaru 2026 com investimento de R$ 5 milhões
Leia também: Disputa Junina: Governador da Paraíba Responde a Raquel Lyra sobre o São João
A programação do São João de Surubim reúne atrações nacionais e regionais, consolidando o município como um dos principais polos juninos de Pernambuco. Na noite do dia 25, artistas como Eric Land, Rey Vaqueiro, Wesley Safadão e Natanzinho Lima animaram o Polo Vaquejada, reunindo um público expressivo e entusiasmado.
Segurança reforçada para os festejos juninos
Para garantir a segurança durante toda a festa, o Governo de Pernambuco implantou um esquema especial que mobilizou 1.236 ações operacionais das forças de segurança, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Grupamento Tático Aéreo (GTA), além da Corregedoria e Ouvidoria da SDS. Drones foram utilizados para monitoramento aéreo em tempo real, e houve reforço no policiamento ostensivo, triagem nos acessos ao Parque de Vaquejada J. Galdino e ampliação do atendimento à população.
O prefeito Cléber Chaparral reforçou a importância do apoio estadual: “Desde o início da nossa gestão, pensamos grande para fazer uma das maiores festas de São João da história de Surubim. O apoio do Governo do Estado tem sido fundamental, tanto na segurança quanto nas atrações, e a presença da governadora aqui nesta noite prestigia ainda mais uma festa que movimenta e impacta positivamente toda a nossa região”.
Presenças e articulações regionais durante a festa
Além da governadora e do prefeito, estiveram presentes o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça; o deputado estadual Edson Vieira; prefeitos da região como Araújo (Amaraji), Sérgio Colin (Toritama), Elias Meu Fii (Pombos), Dr. Histenio Sales (Vertente do Lério) e Lindonaldo da Farinha (Frei Miguelinho). Também participaram o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, e a ex-prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral.

