Regras para Operação de Drones Durante o Pré-Carnaval
A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Segurança Municipal e da Defesa Civil, anunciou as diretrizes para a operação de drones durante o Pré-Carnaval Multicultural 2026, marcado para os dias 6 e 7 de fevereiro. Os interessados em utilizar drones durante os eventos devem atentar-se ao prazo de envio da documentação, que se encerra no dia 26 de janeiro.
Para realizar o protocolo, os interessados devem acessar o portal de serviços da Defesa Civil e selecionar a opção ‘Solicitação para Uso de RPA’. É imprescindível que toda a documentação exigida esteja devidamente anexada à solicitação, que pode ser feita através do link disponível.
Uma vez que a documentação for enviada, será realizada uma análise para deferimento, após a qual os dados do piloto e da aeronave serão repassados ao Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 3). Em seguida, o próximo passo para os pilotos é solicitar a autorização do espaço aéreo ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), um procedimento obrigatório para garantir a liberação do voo.
Para facilitar a comunicação, a Defesa Civil criará um grupo no WhatsApp, permitindo uma interação direta entre os responsáveis pela segurança e os pilotos de drones. A norma estabelece que, em operações que envolvam drones ou helicópteros das forças de segurança, todos os drones civis devem permanecer em solo. O não cumprimento dessas regras poderá resultar no cancelamento da autorização de uso.

