Saída Conturbada de Vera Magalhães
Após seis temporadas à frente do Roda Viva, Vera Magalhães anunciou sua saída do programa de entrevistas da TV Cultura. A decisão da jornalista, porém, não foi amigável. Na última terça-feira (6), ela se manifestou em suas redes sociais, revelando que havia um acordo para a renovação de seu contrato, mas que foi surpreendida por uma “quebra de acordo”. “Optei por me desligar de imediato”, declarou Vera.
Em um comunicado feito por meio de seu Instagram, a apresentadora expressou seu desejo de seguir com as rédeas do programa até 2026. “Venho por meio desta comunicar que, por decisão da TV Cultura, deixo de apresentar o Roda Viva a partir de fevereiro”, iniciou Vera.
A jornalista explicou que em uma reunião realizada em 10 de dezembro de 2025, tinha acertado a sua renovação de contrato por mais um ano. “Alertei que seria importante renovar por apenas um ano e fazer a transição no programa, uma vez que esta seria a minha sétima temporada”, recordou a apresentadora.
Vera também manifestou seu desejo de encerrar esse ciclo com a cobertura dos 40 anos do programa e as próximas eleições. Segundo a jornalista, todas essas pautas foram discutidas e aprovadas pela direção da emissora. “Fui informada de que seria convocada em breve para assinar o contrato”, acrescentou.
Contudo, com o passar dos dias e a falta de comunicação sobre a assinatura do contrato, Vera ficou inquieta. “Como isso não aconteceu até o fim do ano e começaram a surgir notas na imprensa colocando a renovação em dúvida, escrevi para a presidente da Fundação Padre Anchieta, Maria Ângela de Jesus, no último dia 2, pedindo um posicionamento”, explicou Vera.
Após essa solicitação, uma reunião foi realizada entre a presidente e a diretora de Jornalismo, Marília Assef, que comunicou a Vera sobre mudanças nos planos da emissora. “Me pediram para permanecer até abril, mas diante da quebra de um acordo já selado presencialmente, optei por me desligar de imediato”, reiterou a jornalista.
Em seu comunicado, Vera expressou sua gratidão a algumas figuras da TV Cultura, como José Roberto Maluf, Carlito Camargo, Leão Serva e Marília Assef, pela liberdade que teve para praticar um jornalismo independente e plural durante sua passagem pelo Roda Viva. “Agradeço a plena liberdade para praticar jornalismo independente, plural e relevante ao longo de seis temporadas neste que é o mais importante programa de entrevistas da TV brasileira”, ressaltou.
A âncora também aproveitou a oportunidade para agradecer à equipe do programa, incluindo Thybor Brogio, Fernando Campanini, Letícia Moreira e Luciano Veronezi. Não se esqueceu de mencionar o trabalho de todos que fizeram parte dos bastidores, como a equipe de estúdio, maquiagem, figurino e acessibilidade. “Obrigada a todos que fazem um programa de TV acontecer”, disse.
Por fim, Vera fez uma homenagem aos mais de 800 jornalistas que passaram por sua bancada, além de seus entrevistados. “Viva o Roda Viva, essa instituição da TV brasileira. Sigamos”, concluiu a apresentadora, deixando um legado marcante e uma saudade imensa entre os telespectadores.

