Prisão Preventiva em Caso de Violência Doméstica
A Justiça de Pernambuco determinou a prisão preventiva do secretário de Esportes e Lazer de Calumbi, Numeriano Luiz de Sá, após uma audiência de custódia realizada na Central Especializada das Garantias da Capital, na última quarta-feira (10). O sargento reformado da Polícia Militar foi detido após agredir brutalmente sua esposa, uma mulher de 45 anos que está em tratamento contra câncer, em um apartamento localizado no Recife.
Segundo informações, o secretário foi acusado de tentativa de feminicídio após atacar a esposa com um bastão na manhã da terça-feira (9), no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. O ato de violência foi interrompido quando vizinhos, alarmados pelos gritos e pedidos de socorro da vítima, chamaram a polícia.
A mulher, encontrada gravemente ferida e ensanguentada, foi imediatamente socorrida por um grupo de pessoas que testemunhou a cena. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi acionado para prestar assistência. Ela foi levada ao Hospital Português, onde recebeu atendimento médico adequado. Enquanto isso, a Polícia Civil deu início a um inquérito para apurar as circunstâncias do caso.
Os dados mais recentes da Secretaria de Defesa Social (SDS-PE) revelam que o estado já registrou 38.625 casos de violência doméstica e familiar contra mulheres em 2023, apenas entre janeiro e novembro. Desses, 6.372 ocorreram na capital, Recife, além de 82 casos de feminicídio registrados no mesmo período. Este cenário alarmante evidencia a necessidade urgente de se discutir e combater a violência contra as mulheres na sociedade pernambucana.

