Aumento da Proteção e Ações de Enfrentamento
Com os índices de feminicídio em ascensão tanto em Pernambuco quanto no Brasil, a Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria da Mulher (SEMU), intensifica seus esforços no combate à violência de gênero e no fortalecimento da rede de proteção às mulheres. Em 2025, o município contabilizou cinco casos de feminicídio, o último deles confirmado em setembro, todos respondidos prontamente pelas forças de segurança.
“Nossa gestão está comprometida com a vida das mulheres. Ampliaremos as ações em todas as secretarias, não apenas na Secretaria da Mulher, que se dedica ao enfrentamento da violência, mas também ao cuidado, cidadania, autonomia econômica e saúde das mulheres”, destacou Luana Marabuco, Secretária da Mulher de Caruaru.
Unidade e Conscientização: Caminhos para a Prevenção
O cenário atual evidencia a urgência de ações preventivas e integradas, que têm sido ampliadas no município ao longo do ano. O Centro de Referência da Mulher Maria Neuma (CRM), por exemplo, registrou 6.173 atendimentos em 2025, um aumento em relação aos 5.606 atendimentos de 2024.
No campo da educação, o projeto Maria da Penha Vai às Escolas impactou 3.008 estudantes em 39 unidades escolares, destacando-se como uma das principais iniciativas de conscientização sobre a violência desde a infância. As formações sociopolíticas também avançaram, abrangendo 4.704 pessoas, mais que triplicando o público do ano anterior.
Iniciativas Diversificadas e Engajamento da Comunidade
Além dessas ações, o município promoveu atividades como aulões de defesa pessoal e a 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, que reuniu 462 participantes. O I Congresso do Agreste de Enfrentamento à Violência de Gênero também foi bem-sucedido, com 783 inscritos e 87 trabalhos submetidos, solidificando Caruaru como um centro de referência na discussão sobre o tema.
Uma das inovações na política municipal é o Núcleo Integrado dos Oficiais de Justiça (NIOJ), uma iniciativa pioneira implementada em 2024. Este núcleo assegura maior rapidez no cumprimento das Medidas Protetivas de Urgência e conta com oficiais de justiça especificamente designados para casos de violência doméstica, atuando na Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Caruaru. A experiência já reconhecida pela sua eficácia servirá de modelo para ser adotada na Região Metropolitana do Recife.

