Presença de Lula em Garanhuns reforça investimentos em saúde no Agreste
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está previsto para visitar Pernambuco em julho, próximo ao prazo final para formalização dos palanques eleitorais, em 4 de julho. A agenda, anunciada pelo prefeito Sivaldo Albino (PSB) e pelos deputados Felipe Carreras (PSB) e Cayo Albino (PSB), será na cidade de Garanhuns, localizada no Agreste Meridional, onde está sendo construído um hospital oncológico inspirado no modelo do Hospital de Amor.
A visita ainda não tem data oficial confirmada, mas deve acontecer na reta final das articulações políticas no estado, representando o último palanque da pré-campanha local. Garanhuns é um município aliado do pré-candidato ao governo João Campos (PSB), e este será o último compromisso do presidente em Pernambuco antes das convenções partidárias do ciclo eleitoral de 2026.
Hospital do Amor traz atendimento oncológico pelo SUS para o interior
O equipamento em Garanhuns é vinculado à marca “Hospital de Amor”, referência ao Hospital de Amor de Barretos (SP), embora não seja uma nomenclatura oficial da unidade. O projeto tem como objetivo oferecer atendimento oncológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase em prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer para pacientes do Agreste e outras regiões do interior do estado.
Leia também: Hospital da Mulher do Agreste: Mais de 7 Mil Nascimentos em Seu Primeiro Ano
Leia também: Regina da Saúde Propõe Hospital de Grande Porte em Pernambuco para Descentralizar Atendimento
A estrutura está sendo construída no bairro Dom Hélder Câmara, sob administração da Fundação Pio XII, com previsão de realizar até 20 mil atendimentos mensais. O investimento federal faz parte do Novo PAC Seleções, que também contempla a aquisição de equipamentos. Já a Prefeitura de Garanhuns é responsável pela infraestrutura local e os acessos viários.
Autoridades destacam importância da obra para a região
Nas redes sociais, o deputado federal Felipe Carreras celebrou a conclusão das obras, em vídeo divulgado em formato reels. “Está chegando a hora. O sonho está virando realidade. Muitos não acreditaram, mas a gente vê que quando se quer, se faz. O presidente Lula assumiu o governo, ele fez. Está pronto, está lindo. Padrão internacional. A altura do que merece o povo de Garanhuns e de todo o agreste meridional”, declarou.
O prefeito Sivaldo Albino também expressou entusiasmo em evento local. “Estou muito feliz de estar vivenciando esse momento histórico para Garanhuns, Agreste e Pernambuco. Recordo desde o início, do pedido ao ministro Alexandre Padilha, ao Mozart Sales, ao presidente Lula, para que pudesse implantar esse hospital aqui. Neste mês de junho, será a inauguração com o presidente Lula”, afirmou.
Leia também: Regina da Saúde Propõe Hospital de Grande Porte para Descentralizar Atendimento em Pernambuco
Leia também: Zema Alfineta Lula e Wagner Após Operação da PF e Agrava Tensão com Bolsonarismo
Fonte: feirinhadesantana.com.br
Investimentos ampliam serviços e infraestrutura na cidade
Além do hospital, a unidade faz parte de um conjunto de investimentos no município, que inclui maternidade, centro de parto normal, equipamentos de saúde, obras de infraestrutura e melhorias na mobilidade urbana. A maternidade em construção às margens da BR-423 conta com investimento de R$ 60 milhões do Governo Federal, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O prefeito também mencionou ações em educação, pavimentação e iluminação pública em bairros como Cohab III, além de intervenções em equipamentos sociais. A duplicação da BR-423 é outro projeto em andamento que deve beneficiar a população local.

