Classificação Definida para os Jogos Olímpicos de Los Angeles
O Comitê Olímpico Internacional (COI) deu um passo importante ao aprovar, em sessão realizada em 10 de dezembro, o sistema de classificação que será utilizado durante os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. A decisão foi tomada durante uma reunião na sede do COI, em Lausanne, e contempla 26 esportes e suas respectivas disciplinas. O vôlei, um dos esportes mais populares, é um dos que já possui diretrizes para a qualificação dos atletas que buscam uma vaga nas Olimpíadas.
Vale destacar que cada Comitê Olímpico Nacional (CON) tem a responsabilidade exclusiva de selecionar os atletas que representarão seus países nos Jogos. Assim, a participação das seleções de vôlei do Brasil em LA28 está condicionada à escolha de seus representantes por parte do CON.
O Caminho para a Seleção Brasileira de Vôlei
O processo de seleção para os times masculino e feminino de vôlei do Brasil seguirá a mesma trajetória. A primeira oportunidade de classificação ocorrerá nos campeonatos continentais, programados para agosto e setembro do próximo ano, onde cinco vagas estarão em disputa. A anfitriã, os Estados Unidos, já garantiu sua presença tanto na competição feminina quanto na masculina, tendo uma vaga assegurada por ser o país-sede.
A segunda chance para as seleções brasileiras será no Campeonato Mundial de 2027. Neste evento, três vagas por gênero serão atribuídas aos países que se destacarem nos torneios, desde que ainda não possuam uma classificação garantida. Portanto, o foco dos atletas brasileiros será preciso para conquistar essas oportunidades.
Definição das Últimas Vagas
As três últimas vagas restantes para Los Angeles 2028 serão decididas com base no Ranking Mundial da Federação Internacional de Vôlei (FIVB). Esse sistema priorizará as regiões que ainda não tiverem representantes classificados. As listas de classificação estarão fechadas em 11 de junho de 2028 para as mulheres e em 18 de junho de 2028 para os homens, com datas a serem confirmadas, logo após o término da Liga das Nações (VNL).
Com a definição do sistema de classificação, a expectativa é que os atletas se preparem intensamente para garantir suas vagas e representar o Brasil com garra e determinação nas Olimpíadas de Los Angeles.

