Um Marco para a Mobilidade na Região da Mata
Nesta segunda-feira (15), o governador de Alagoas, Paulo Dantas, e o ministro dos Transportes, Renan Filho, deram início às obras de duplicação dos dois primeiros trechos da BR-104, durante uma cerimônia realizada em Murici. Essa obra é vista como um passo crucial para melhorar a infraestrutura na região da Mata, ligando o Litoral Norte e a Zona da Mata alagoana a pontos estratégicos em Pernambuco, como os centros de confecção de Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe.
O primeiro trecho da duplicação se estende por 28,5 km, indo de Messias a Branquinha. O segundo trecho, que será oficialmente assinado nos próximos dias, vai de Branquinha até União dos Palmares. A duplicação da BR-104 é considerada uma prioridade para o governo, com um investimento total de R$ 700 milhões, destinado a promover o desenvolvimento econômico e a geração de empregos na região.
Importância Econômica e Social das Obras
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Durante a solenidade, Paulo Dantas enfatizou a necessidade de colaboração entre os governos para a realização de obras estruturantes. “Iniciamos a semana entregando obras em Caxangá, em Porto Calvo, e agora estamos autorizando um projeto fundamental para a economia de Alagoas. Esse investimento não é apenas uma cifra, mas uma oportunidade de empregos e desenvolvimento para nossa gente”, afirmou Dantas.
A duplicação da BR-104 faz parte de um projeto mais abrangente que contempla a extensão total de 93,5 quilômetros, começando em Messias e indo até a divisa com Pernambuco. Esta iniciativa está inserida no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que visa acelerar o desenvolvimento de infraestruturas no Brasil.
Tecnologia Avançada em Obras Rodoviárias
O ministro Renan Filho ressaltou que a duplicação será realizada com o uso de tecnologia avançada, dividindo o projeto em lotes para garantir um avanço simultâneo das obras. “Este esforço não é grandioso apenas por sua extensão, mas também pela tecnologia que empregaremos. Utilizaremos uma camada de concreto de 20 a 25 cm, que reduzirá a formação de buracos e exigirá menos manutenção por até 30 anos. Além disso, a rodovia contará com viadutos, garantindo a segurança dos pedestres”, explicou.
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Atualmente, alguns trechos já têm os editais concluídos e estão em fase inicial, enquanto outros aguardam a finalização de processos administrativos para que as máquinas possam entrar em operação. A expectativa é que as obras sejam finalizadas em até três anos.
O Impacto da Duplicação para o Nordeste
A duplicação da BR-104 é considerada uma das mais significativas obras rodoviárias do Governo Federal no Nordeste. Quando concluída, a rodovia proporcionará uma ligação eficiente entre Alagoas e o Rio Grande do Norte, oferecendo duas opções seguras, a BR-101 e a BR-104. Renan Filho comentou: “Essas rotas são essenciais para o transporte de mercadorias, como as da indústria de confecção em Pernambuco, e acreditamos que ter a BR-104 totalmente duplicada beneficiará toda a região.”
Avanços em Mobilidade no Estado
Além da BR-104, Paulo Dantas citou outras obras em andamento no estado. “Alagoas é um dos líderes em duplicação de rodovias no Brasil, tanto federais quanto estaduais. Nesta semana, devemos finalizar a duplicação da AL-220 até Olho d’Água das Flores, e já completamos a ligação de Arapiraca a Batalha”, mencionou.
Renan Filho também destacou os projetos federais em andamento, que incluem a duplicação da BR-424 e do Polo de Marechal Deodoro. “Os viadutos estão sendo erguidos, e o ritmo das obras está acelerado. Em breve, iniciaremos também a BR-316, que se integrará ao Arco Metropolitano de Maceió”, completou.
Paulo Dantas ainda mencionou a construção de uma ponte ligando Penedo a Neópolis e as obras do VLT em Arapiraca, reforçando seu compromisso com a melhoria da infraestrutura no estado. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o senador Renan Calheiros e representantes dos municípios envolvidos.

