Detalhes das Provas do Concurso Unificado em Pernambuco
A Fundação Carlos Chagas (FCC) anunciou a convocação para a primeira fase do Concurso Unificado de Pernambuco, com as provas agendadas para os dias 18 e 25 de janeiro de 2026. Os candidatos devem estar atentos aos horários e locais de realização das avaliações, que ocorrem em diversas cidades do estado.
No primeiro dia de prova, marcado para 18 de janeiro, os candidatos que se inscreveram para os cargos do Bloco 1 farão a avaliação no período da manhã. No dia 25 de janeiro, será a vez do Bloco 2 no turno da manhã e do Bloco 3 na parte da tarde.
Para o Bloco 1, os participantes devem se apresentar às 8h00, com fechamento dos portões às 8h30. As provas objetivas e discursivas, que incluem um estudo de caso, terão duração de cinco horas. No Bloco 2, também direcionado a candidatos de nível superior, os portões fecharão no mesmo horário, com um conteúdo semelhante. Já para o Bloco 3, voltado a candidatos de nível médio, a apresentação está marcada para 14h30, fechando às 15h00. Neste caso, a prova incluirá uma redação e terá duração de quatro horas.
Locais e Vagas Disponíveis
Os candidatos podem conferir seus locais de prova individualmente acessando o site da FCC e informando o CPF cadastrado. Conforme estipulado no edital, as avaliações ocorrerão em municípios estratégicos de Pernambuco, como Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Carpina, Caruaru, Floresta, Palmares, Petrolina, Recife e Salgueiro, com base na escolha feita durante a inscrição.
O concurso oferece um total de 462 vagas imediatas para cargos de níveis médio e superior. Os salários iniciais são bastante atrativos, podendo chegar a até R$ 11,3 mil, dependendo da função e da formação exigida.
Informações Sobre as Vagas e as Instituições
As oportunidades estão distribuídas em três blocos de acordo com a formação e a área de atuação:
- Bloco 1 – Formação específica de nível superior: 261 vagas para instituições como a Agência de Regulação de Pernambuco (ARPE), Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado (FUNAPE), Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE), Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) e Secretaria de Administração (SAD).
- Bloco 2 – Qualquer área de formação de nível superior: 123 vagas para a FUNAPE, SAD, Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (CGE) e Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (SEPLAG).
- Bloco 3 – Formação de nível médio: 78 vagas para a CPRH e IPEM.
Para quem busca informações detalhadas sobre o Concurso Unificado de Pernambuco e a convocação das provas, é recomendável consultar o artigo completo disponível no site da FCC.
Se você está se preparando para o Concurso Unificado de Pernambuco ou deseja saber mais sobre concursos previstos no estado, continue acompanhando nosso conteúdo para ficar sempre atualizado.

